.

.

Como funciona o sensor de estacionamento?

Ultimamente tem se tornado popular, o uso de sensores de estacionamento, principalmente na parte traseira dos carros. O que antes era artigo de luxo em carros importados, hoje já é instalado em carros populares por simples comodidade.
Em alguns carros, onde o sistema já vem instalado de fábrica, é incluído no painel avisos luminosos ou até mesmo um display onde indica a distância do objeto. Em casos mais simples o aviso de distância do sensor de estacionamento funciona através do som, onde um bip vai se repetindo de forma mais rápida quando o objeto fica mais próximo e se torna contínuo quando chegou ao seu limite.
O funcionamento é simples e a tecnologia já é conhecida a um bom tempo, o chamado ultra som.
É o mesmo princípio utilizado em radares de avião e os radares móveis utilizados pela polícia de transito, funcionando da seguinte forma.
Uma alta frequência sonora não audível ao ouvido humano é emitida pelo sensor, esse sinal reflete no objeto a ser medido voltando para o sensor. O tempo em que esse sinal demora para sair e voltar nos dá a distância do sensor ao objeto, sabendo que a velocidade do som é 340 metros em 1 segundo.
Se o sinal não retorna em um determinado tempo quer dizer que o objeto está muito distante, ou simplesmente a onda sonora não conseguiu refletir, o que acarreta na limitação do sistema, que não reconhece objetos muito pequenos ou fora do raio de ação dos sensores.