.

.

Como funciona um refrigerador frost free?

Para quem está pensando em trocar seu refrigerador velho e está com uma dúvida cruel, se compra um frost free mesmo sendo mais caro, aqui você resolverá seus problemas.
Vou explicar rapidamente como funciona o sistema frost free, que traduzindo quer dizer, sem camada de gelo.
A grande diferença de um refrigerador frost free é vista em seu congelador, pois o mesmo não cria nenhum gelinho sequer, somente dentro das forminhas de gelo é claro.
Em um refrigerador comum a serpentina, por onde passa o gás frio refrigerante, é disposta em torno da parede do congelador, fazendo com que toda a parede fique bastante fria. Isso faz com que nela condense toda a humidade daquele ambiente, da mesma forma que acontece com um copo de cerveja gelada em dias quentes. Essa água condensada congela e acaba ficando depositada nas paredes, ocupando um espaço maior que as coisas lá dentro.
Em um refrigerador frost free, a serpentina fica afastada da parede e posicionada em um sistema chamado de condensador. Nesse sistema somente o ar frio, que é assoprado por um ventilador, entra no compartimento dos alimentos, mantendo o ambiente seco e sem gelo.
No compartimento do condensador e só lá, cria gelo sim, mas o mesmo é derretido e evaporado de tempos em tempos automaticamente pelo aparelho, através de resistências elétricas.
Por existir essas resistências elétricas, que o refrigerador frost free gasta mais energia que os normais. Mas mesmo assim gasta menos que uma lâmpada incandescente ligada o dia inteiro.
Quem tem um refrigerador do tempo da minha avó, vale a pena economizar uma graninha e trocá-lo, pois o retorno na conta de luz será rápido.