.

.

Dicas para economizar energia


Uma televisão com monitor de tubo, de 20", com potência de 90 W, se ligada durante 90 horas por mês, utilizará 8,1 kWh. Os monitores LCD consomem menos energia: cerca de 55 W (aparelho de 20 polegadas). Uma televisão com esta potência, se utilizada durante 90 horas mensais, gastará cerca de 4,9 kWh.


Embora o tamanho dos secadores de cabelo seja pequeno, seu consumo de energia elétrica é bastante elevado. Se for usado durante 15 horas por mês, um secador com potência de 1.000 W gastará 15 kWh.


Muitas vezes, o ventilador pode substituir o ar condicionado. Além disso, sistemas de ventilação natural (janelas, esfriamento pelo solo, entre outros) também podem dispensar o uso deste aparelho. Quanto mais BTUs (Unidade Térmica Britânica, que mede a capacidade de resfriamento do aparelho) tem um ar-condicionado, mais energia ele consome. Um equipamento de 2.600 W (18000 Btu/h), se ligado durante 45 horas/mês, consume 117 kWh.


Se utilizado por 15 horas/mês, um forno de micro-ondas padrão gastará 19,5 kWh.


Um freezer de 400 watts, usado por 300 horas/mês, gasta 120 kWh. Por isso, quando você tiver um volume pequeno de alimentos, desligue o equipamento e use o congelador da geladeira.


A secadora de roupas é uma grande vilã da economia de energia elétrica: se for usada por 15 horas durante o mês, o consumo será de 52,5 kWh. Por isso, dê preferência ao varal.


Para evitar desperdício, acumule o maior número de peças de roupa para colocar na máquina de lavar. Use a capacidade máxima determinada pelo fabricante da lavadora. Utilize a quantidade adequada de sabão, para não repetir a operação de enxágüe. Se lavadora de roupas tiver 1.500 W, e ficar ligada durante 15 horas, gastará, em um mês, 22,5 kWh.



Segundo a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, ficando atrás apenas do chuveiro elétrico. Não abra a porta do refrigerador à toa e evite guardar alimentos quentes.


Acumule a maior quantidade possível de roupas, para passá-las de uma só vez, porque o ferro consome mais energia no aquecimento inicial. Reserve as roupas leves (por exemplo, as feitas de nylon ou lingeries) para serem passadas logo que você desligar o ferro, pois ele vai permanecer quente por uns 10 minutos. Um ferro de 1.000 watts, usado durante 15 horas/mês, consome 15 kWh.


A utilização de lâmpadas fluorescentes compactadas, no lugar das incandescentes, pode representar uma economia de até 80% de energia elétrica. Uma lâmpada fluorescente compacta de 15 W (watts) corresponde a uma lâmpada normal de 60 W. Em média, as fluorescentes duram dez mil horas, enquanto uma lâmpada normal de 60 W, apenas mil horas.


O chuveiro elétrico o eletrodoméstico que mais gasta energia em uma casa. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, ele representa 30% da conta de consumo. Se você usar um chuveiro com potência de 4.500 W durante 30 horas por mês, gastará 135 kWh. Por isso, encurte o seu banho.

Fonte: Site UOL