.

.

Filha de veterano da guerra criou dia dos pais nos EUA.

Idéia surgiu em 1909, mas data só foi oficializada em 1972.

Neste domingo (9), pais de todo o Brasil serão homenageados por seus filhos, no Dia dos Pais. Há diversas histórias sobre a origem da celebração, algumas controversas e sem comprovação.

Nos Estados Unidos, o Dia dos Pais tem uma história semelhante à do Dia das mães: foi criado por uma filha para homenagear uma pessoa de sua família. Segundo conta o site do governo, a americana Sonora Dodd, de Spokane, propôs a criação da data pela primeira vez em 1909, para homenagear o pai, William Smart, veterano da Guerra Civil. Ele havia ficado viúvo quando a mulher morreu no parto do sexto filho.

No ano seguinte, o primeiro Dia dos Pais foi celebrado. O mês escolhido foi o de aniversário de Smart: junho. Em 1924, o presidente americano Calvin Coolidge apoiou a ideia do feriado nacional, embora a primeira proclamação presidencial sobre a data tenha sido apenas em 1966, quando o presidente Lyndon Johnson designou o terceiro domingo do mês para a comemoração.

No entanto, o Dia dos Pais só foi comemorado oficialmente em 1972, quando o presidente Richard Nixon assinou uma lei que tornava a data permanente.

Hoje, os Estados Unidos estimam em 64,3 bilhões o número de pais no país.

Fonte: G1