.

.

Como Funciona o alerta vibratório do celular?

Hoje em dia, 100% dos celulares possuem o alerta vibratório, antigamente chamado de vibracall e que em alguns modelos, era possível instalar esse recurso trocando a bateria do celular, por uma que possuísse o sistema acoplado.
De lá pra cá esse recurso se popularizou bastante e se tornou item de série de todos os celulares, pois sempre irá existir aqueles momentos em que não queremos que o aparelho faça barulho e simplesmente vibre para nos avisar quando estiver chamando.
Pois bem , como esse recurso funciona?
Ele funciona pelo princípio da indução magnética, onde uma corrente elétrica passando por um fio, gera um campo magnético que atrai metais magnéticos. E esse é o princípio, bem resumido, do motor elétrico.
O alerta vibratório do celular é uma espécie de motor, só que com o eixo fora do centro. Quando o motor começa a girar esse eixo fora do centro produz uma vibração, que é sentida fortemente no aparelho. Antigamente esse recurso gastava muita bateria, mas hoje com a tecnologia esse problema foi resolvido.
Alguns modelos de celular, quando estão vibrando sobre uma mesa, começam a girar em um sentido. Esse é o sentido de rotação do motor com eixo fora de centro.