.

.

Como funciona o Bafômetro?

Atualmente muito se fala a respeito dos bafômetros, devido à nova lei de tolerância zero. Lei essa que puni com mais rigor, motoristas que forem pegos dirigindo com um pequeno teor de álcool no sangue. E como medir esse nível de embriagues?

O álcool ingerido proveniente de uma cerveja, vinho, etc, ao ser absorvido pelo corpo humano não sofre nenhuma reação química e com isso é mantida as suas propriedades, que chamamos de álcool etílico. A determinação da quantidade de álcool no corpo humano pode ser feita de algumas formas, pela urina ou pelo sangue, mas nas ruas essas práticas se tornariam impraticáveis.

Em 1954, no estado da Indiana no EUA, foi inventado o então chamado bafômetro, para medir a concentração de álcool presente na respiração do suspeito, mas como isso funciona.

Como dito anteriormente o álcool etílico, não sofre reação química dentro do corpo humano, circulando em seu estado inicial pela corrente sanguínea. Dentro do pulmão existem os alvéolos pulmonares, que fazem a troca do oxigênio para a corrente sanguínea liberando o gás carbônico para fora e dessa mesma forma liberando o álcool etílico, que se evapora facilmente. Então essa concentração de álcool é medida pelo bafômetro da seguinte forma.

Existem alguns tipos de bafômetros, mas o mais moderno e utilizado ultimamente é do tipo célula de combustível.

A célula de combustível é composta de dois eletrodos de platina com um material poroso de acido-eletrolíptico entre eles. Quando o suspeito assopra no bafômetro, o ar exalado passa pela célula de combustível, a platina oxida o álcool presente no ar resultando acido acético, prótons e elétrons.

Quando maior a concentração de álcool mais elétrons serão liberados. Esses elétrons produzem uma corrente elétrica que é medida utilizando um microprocessador, amostrando o resultado no display do aparelho, ou então impresso.

Já li na Internet em alguns blogs, algumas formas de burlar os bafômetros, agora que você conhece seu funcionamento mãos a obra, mas eu não iria me arriscar tanto. A conscientização ainda é a melhor forma de economizar dinheiro e dor de cabeça com as multas.